quinta-feira, 15 de março de 2012

Técnica Vocal: Drives


Fala galera!

Eu sou o Allan Kryese, vocalista da banda Mystery Dio Tributo. Nas minhas matérias eu irei dar um apoio ao Israel Pinheiro, vocalista da Ad Verita, tratando de assuntos variados com ênfase em vocalistas e suas técnicas.



Como primeira matéria eu irei falar um pouco sobre uma das minhas técnicas vocais favoritas, é uma das técnicas mais desejadas e também uma das mais perigosas se não feita corretamente: Drive.

O drive nada mais é do que uma distorção na voz cantada (o mesmo conceito de distorção da guitarra, por exemplo). Para quem nunca ouviu falar propriamente em “drive”, com certeza já ouviu uma voz “rasgada” ou “rouca”, seria basicamente o mesmo que “drive”.

O drive é uma técnica que requer o máximo de atenção em sua execução, pois, feito da forma errada pode danificar a voz em grande escala. É preciso sempre observar postura, colocação, respiração e apoio na hora de executar.

Um início bem interessante para o drive seria um exercício usado por fonoaudiólogos, o “fry”. Para esse exercício imagine o som emitido por uma fogueira queimando (ou morda um lápis), um som crepitante, você deve emular esse som com suas pregas vocais. É um som baixo e o ar apenas sai. É recomendado que seja feito por 5 a 10 minutos não mais que isso pois é um exercício muscular bem cansativo.

Para o drive recomendo também que o estudante tenha no mínimo os conhecimentos básicos do canto como respiração, apoio e impostação, por exemplo.

Baseado no exercício “fry”,  o conceito do drive é exatamente o efeito do exercício, toda a distorção deve ser gerada da mesma forma que você emulou o som de crepitação, sem nenhum tipo de tensão na laringe, garganta ou pregas vocais. Lembrem-se sempre, se estiver sentindo dores é porque está errado, volte ao exercício “fry”. Não tenham pressa, façam no seu ritmo até se sentirem confortáveis para subir o volume sem machucar.

Deixando claro que a melhor forma de se aprender é com um professor presencial que corrija posturas e eventuais erros.

Para quem se interessou pelo assunto eu vou citar alguns cantores que executam o “drive” com maestria e servem como ótimos exemplos para quem quiser estudar a técnica:  Ronnie James Dio (Black Sabbath, Rainbow, DIO, ELF); Jon Lande (Avantasia, Masterplan, Ark, Jorn); Steven Tyler (Aerosmith); Nando Fernandes (Hangar, Cavalo Vapor, Banda Rádio Show).

Um abraço a todos e até a próxima!

Allan Kryese
Banda Mystery DIO Tributo
Professor de Técnica Vocal 

                       http://soundcloud.com/allan-kryese

Nenhum comentário:

Postar um comentário